Exemplos de como a análise preditiva pode ser aplicada no seu negócio
- Elaine Figueiredo
- 14 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2023

1. Previsão de Churn
Fazer uma previsão de churn significa identificar os sinais que antecedem o pedido de cancelamento dos seus clientes, calculando a probabilidade em cada situação. Com os modelos preditivos, você pode cruzar dados como a qualidade de atendimento na central de relacionamento, nível de satisfação do cliente e taxa de churn para descobrir quais fatores influenciam o cancelamento.
O objetivo é entender quais os principais motivos para a perda do cliente e como você pode reverter esse processo.
2. Upsell e Cross-Sell
O uso da análise preditiva no cross selling e up selling já é essencial nas estratégias de vendas de muitas empresas.
Como vimos, o cross selling é a prática de sugerir produtos complementares de acordo com a compra, enquanto o up selling consiste em oferecer um produto semelhante, porém avançado, para elevar a experiência do consumidor.
Nesse caso, os algoritmos se encarregam de monitorar o comportamento dos clientes para sugerir produtos e serviços certeiros.
3. Otimização de campanhas
Todo o seu histórico de campanhas de marketing pode ser utilizado para projetar resultados melhores no futuro. Basta usar a análise preditiva para identificar os melhores canais para cada conteúdo, a linguagem mais bem-sucedida para cada público-alvo e outras variáveis capazes de antever a aceitação dos consumidores.
Assim, você mira direto no alvo na hora de engajar e conquistar seu público.
4. Segmentação de leads
A análise preditiva também é excelente para criar estratégias de segmentação de leads.
Afinal, um dos maiores desafios do marketing é mapear o perfil desses potenciais clientes para oferecer conteúdos sob medida e criar campanhas de nutrição infalíveis. Com o auxílio dos dados e aprendizado de máquina, você pode gerar grupos segmentados com base em análises sofisticadas, prevendo o que os leads querem receber nos mínimos detalhes.
5. Customer Relationship Management (CRM)
Nas estratégias de CRM, você pode usar os modelos preditivos para entender cada momento dos clientes durante o ciclo de vida e jornada de compra.
Nesse caso, não faltam dados para criar modelos multivariados e analisar as mais diversas relações possíveis entre comportamentos, perfis, histórico de compras, interações e percepções de clientes. Com esses insights poderosos em mãos, você pode revolucionar seu relacionamento com o cliente com conteúdos, promoções e ofertas personalizadas.
6. Detecção de fraude
Os métodos analíticos também permitem às empresas detectarem padrões de fraude e prevenirem falhas de segurança.
Com a discussão da cibersegurança em alta, cada vez mais organizações se preocupam em corrigir vulnerabilidades e identificar qualquer anormalidade a tempo de evitar prejuízos.
Com os modelos preditivos, é muito mais fácil identificar ameaças em tempo real e antecipar golpes.
7. Gestão de risco
A gestão de risco é outra área que se beneficia diretamente da análise preditiva. Seria muito mais fácil tomar decisões com uma visão completa dos riscos e oportunidades adiante, certo?.
Por isso, prever as probabilidades de lucro ou prejuízo é o grande diferencial das análises de dados avançadas, seja para analisar o risco de crédito de um cliente ou as possíveis consequências de um investimento.
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