• Improova

Uma pessoa muda por 4 motivos

Atualizado: 19 de jan.

"Mudar é um grande sinal de maturidade, não de fraqueza. Concorda?"


Mudança comportamental é sinal de que algo mudou na vida de alguém e, pode ser uma alteração temporária ou permanente.


Atualmente na nossa sociedade, associamos a mudança da situação de uma pessoa a algo negativo. Nas linhas orientais como Budismos ou Hinduísmo, há uma percepção mais positiva da mudança, para que saiamos dos ciclos de reencarnações e atinjamos o Nirvana. Independentemente da linha religiosa que sigamos, na prática, há situações na vida, que realmente nos gera grande stress e necessidade de grandes mudanças e, entender como reagimos a tais situações é fundamental para minimizar esse stress.

Quando pensamos em comportamento, nos vêm à mente a maneira que uma pessoa expressa suas ideias ou age, de maneira geral. Quando perguntei em sala de aula, essas foram as duas respostas mais comuns. No entanto, um comportamento, segundo a ciência, está ligado à resposta à um estímulo e a probabilidade de ocorrência dele, pois nem sempre repetimos exatamente o mesmo comportamento ao mesmo estímulo.


Por isso é fundamental entender o contexto em que esse comportamento está inserido. O conjunto de estímulos antecessores, pode ter diferentes funções no indivíduo.


Os relatórios de perfis comportamentais, ajudam neste aspecto a nos mostrar como reagimos a esses estímulos. E porque isso é importante? Porque não temos controle sobre o comportamento do outros ou situações externas. E, saber que há atitudes de chefe, por exemplo, que nos irritam mais ou menos é importante, para viver melhor! O controle dessa reação é nossa opção e fica mais fácil reagir de forma alinhada com os seus interesses, seu planos de vida e de carreira.


Sabendo mais sobre nossos comportamentos, podemos melhorar como nos organizamos quando precisamos mudar, pois há momentos em que nós escolhemos mudar mas, em outras, somos forçados a mudar devido a uma alteração no meio ambiente, por exemplo.


Vamos ver quais são os motivadores mais comuns de mudanças em nossas vidas:


1: Porque aprendeu demais


"Uma mente expandida, jamais volta ao seu estágio inicial - Albert Einstein".

Acredito que esta frase seja suficiente para explicar porque, ao aprender demais, queiramos mudar nossa situação. O estímulo do conhecimento é incrível e realizador. Muda a vida das pessoas através de uma ideia ou uma nova profissão.

2: Porque sofreu o suficiente


O sofrimento nos leva à mudança. Situações que se repetem e não entendemos porquê, levam a uma sensação de cansaço mental. O sentimento de frustração é gerado pelo não atendimento às nossas expectativas em relação a um relacionamento, ao trabalho ou a vida em geral, e mudar, parece o único caminho, o único passo a frente possível. Cada um tem seus gatilhos e tempos para que essa mudança ocorra, mas há situações que nos afetam diretamente ou, aos que amamos, e ao avaliar o contexto, não há mais sentido em continuar daquela maneira.


3: Porque entendeu que merece mais


O motivo 2 é o motivador mais comum de mudanças. É o que mais vemos nos relacionamentos, sejam profissionais ou amorosos. Nós cansamos das atitudes do outro, da nossa ou da situação vivenciada e, mudamos o rumo das coisas!

Mas, quando a mente de um ser humano se expande, ela não volta mais ao ponto inicial e, tudo ao redor da pessoa muda também. As situações vivenciadas perdem sentido e, podem até ficar triviais demais, que é a base do motivo 1.

Pessoas "reclamonas" ao nosso lado já não fazem mais sentido. Aquele emprego em que o chefe tem sempre "aquela eterna promessa" de promoção. Nada faz sentido e simplesmente QUEREMOS MAIS!

O próximo passo natural é a mudança! De emprego, de amor, de casa para atender aquele chamado de que "merecemos mais".

Em geral, esse chamado é forte e faz com que haja uma energia para que atitudes sejam tomadas no caminho daquilo que definimos como um novo objetivo.


4: Porque alguém precisa dela


E por último porque alguém precisa de nós. São os momentos que um filho nasce, a pessoa amada ou os pais adoecem e um ex-chefe precisa do seu trabalho em outra empresa e te chama. É uma via de mão dupla: um dia fomos ajudados a chegar até aqui, pois ninguém chega totalmente sozinho e, agora, vamos ajudar, porque a situação mudou.


Quer saber mais sobre o "seu jeito" e o que vale a pena mudar? Clica no link para fazer o Teste de Perfil Comportamental Profissional e, descobrir como se comportar da melhor maneira e mais fácil para você. Afinal, a ideia é usar os seus pontos fortes.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo