• Amábile Ciampa

O ano de 2021 aconteceu como você esperava?

Estamos nos últimos dias do ano de 2021, esse período é sempre acompanhado de muitas celebrações, reflexões, frustrações e expectativas.


Carreira, perspectivas, comportamento, reflexões.

Estamos nos últimos dias do ano de 2021, esse período é sempre acompanhado de muitas celebrações, reflexões, frustrações e expectativas. O mundo do trabalho mudou, o mercado se reajustou, nós tivemos que nos adaptar a mudanças psicoemocionais, comportamentais, profissionais e passamos a perceber o mundo pelas lentes do amor.


Será ? Visualizar o mundo corporativo por essas lentes daqui para frente, é possível ? Fará diferença ? A Pandemia tem nos trazido inúmeras oportunidades de aprendizando e crescimento organizacional, profissional e pessoal. Reaprendemos a olhar a vida e a nossa carreira sob um outro prisma, percebemos que o menos é mais e nos descobrimos " humanos " e frágeis entre tantos outros exemplos. Ficamos " nus " diante do mundo, nas redes sociais e canais de comunicação, expondo dores, amores, conquistas, sorrisos e lagrimas.


As empresas tiveram que se adaptar ao mundo digital, muitas já vinham trilhando este percurso, outras desapareceram, outras incorporadas, outras vendidas, outras compradas e muitas encerraram as suas atividades, obrigando os seus colaboradores a se realocarem, buscarem outras oportunidades de continuar atuando ou empreendendo. O mundo mudou e num curtissimo espaço de tempo, é uma frase que ouvimos tanto nas últimas décadas, mas uma realidade sentida e incontestável em todas as areas da vida e do conhecimento. E o que virá em 2022 ?


Aqueles nossos votos e desejos de saúde, paz, sucesso e realizações vem acompanhado de: será, talvez, quem sabe, tomara que aconteça, eu espero, eu quero, eu não sei, é o que eu desejo...e acompanhado de sonhos ainda por realizar, planos, planejamento e a ESPERANÇA que tudo vai dar certo. Tudo o que sabíamos é valoroso, entretanto, estar receptivo a mudanças ágeis ( na velocidade da luz ) e profundas é essencial, tornou-se obrigatória na rotina dos profissionais e empresas. A tecnologia se consagrou na parceria das empresas, dos profissionais e nunca foi tão valoroso nos destacarmos pelas nossas competências humanas, que é o que nos diferencia das máquinas. Empresas tem exercitado e alterado os seus protocolos, códigos de conduta, ética e relações com os seus colaboradores.

Ficamos " nus " diante do mundo, nas redes sociais e canais de comunicação, expondo dores, amores, conquistas, sorrisos e lagrimas.

Chegamos no final de 2021 e vale uma reflexão e avaliação profunda: o que verdadeiramente nos diferencia no mercado do trabalho ? São as nossas competências ? E se associarmos os nossos valores de essência e humanos às nossas competências, o que acontece ? E se somarmos à isso todas as nossas experiências profissionais, formação academica, bagagem individual ? Isso é essencial para empreender no seu próprio negócio, para ter uma carreira bem sucedida dentro das empresas ? As empresas estão caminhando no sentido de valorizar e incorporar essas riquezas individuais nas suas práticas do dia a dia?


Você percebe que a tua essencia humana, é um arsenal valoroso ? Que é um material, construido e apresentado de dentro para fora ? Você acredita que o seu EU interior é moeda de valor e nobre nos dias e anos que chegarão ? Pense nisso e deixe os seus comentários.



Quer saber mais sobre a Amábile Ciampa, uma parceira estratégica da IMPROOVA? Este é o Linkedin dela e Clica aqui para fazer seu Teste de Perfil Comportamental Profissional e, descobrir como se comportar da melhor maneira e mais fácil para você.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo