Implantação ISO 22000 (Segurança Alimentar) - Parte 2
- Paulo Santana
- 17 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

Passo a passo para a implementar a ISO 22000
A indústria alimentar exige elevados padrões de qualidade desde a chegada, passando pelo processo de produção até ao consumidor final. Portanto, em todas as fases e até ao mais ínfimo pormenor, devem ser reconhecidos os perigos da poluição, tais como pragas, doenças animais e vegetais, e devem ser adoptadas práticas e medidas correspondentes para garantir que o processo tenha as condições necessárias para garantir a segurança. e confiabilidade do produto.
Abaixo seguem os passos para facilitar a realização da obtenção da certificação ISO 22000:
Planejamento
A implementação da ISO 22000 é complexa porque envolve múltiplos processos e pessoas e pode durar vários meses ou até mais de um ano. Portanto, é necessário desenvolver um plano de implementação claro.
Armazenamento dos alimentos
O produto precisa ser separado de quaisquer ingredientes que possam comprometer sua higiene ou qualidade.
Os locais de armazenamento de alimentos precisam organizar e separar os produtos para evitar o contato com substâncias que possam tornar o material impróprio para consumo humano;
Além de minimizar a poluição do ar, deve haver um layout adequado para manutenção, limpeza e desinfecção.
Higiene pessoal
Os colaboradores que entrem em contato direto com os alimentos devem garantir uma higiene mínima para evitar a contaminação do produto final e assim evitar a propagação de doenças.
Auditoria interna
O intuito das auditorias é tomar ações corretivas e/ou preventivas, para reduzir problemas que possam prejudicar a organização.
Dessa forma, para ter a certificação a instituição precisa seguir esse processo:
instruções do processo para implementação;
visita prévia da empresa auditora e certificadores;
ensaios e auditorias;
avaliações dos resultados;
decisões da certificação;
manutenção da certificação.
O que a ISO 22000 representa para as indústrias de alimentos ?
A indústria de alimentos e bebidas exige atenção cuidadosa aos processos industriais devido à natureza de seus produtos. É importante controlar rigorosamente o processo de produção para evitar contaminações e garantir a qualidade. A boa notícia é que a ISO 22000 certifica a segurança alimentar, proporcionando transparência a todos os tipos de unidades de processamento e fabricação de alimentos e bebidas, incluindo a indústria alimentícia.
Para que isso aconteça, a norma foca no controle de três riscos:
Biológico: Do início ao fim do processo produtivo, todos os produtos alimentícios estão expostos a riscos de matéria-prima, matéria-prima, ambientais e pessoais.
Químico: Inclui resíduos e vestígios de substâncias.
Físico: refere-se a resíduos e corpos estranhos.
Os componentes da ISO 22000 abordam, identificam e abordam todos os três, definindo “Pontos Críticos de Controle” (PCC). Desta forma, podem ser compreendidos níveis de risco aceitáveis e desenvolvidos programas de monitorização e melhoria. Portanto, esta norma concentra-se na aplicação de requisitos aos sistemas de gestão de segurança alimentar.
Critérios de certificação ISO 22000
A norma tem uma estrutura muito parecida com as ISO 9001. Seus critérios dividem-se em três partes:
Segurança alimentar seguindo os padrões de controle de riscos da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
Práticas, produção e manufatura de alimentos ou programas de pré-requisitos.
Sistema de gestão: monitoramento, ética, contato com o cliente, documentação etc.
Desta forma vemos que a norma ISO 22000 vai além do monitoramento e implementação da gestão da segurança alimentar e busca formas de construir uma base para que as organizações melhorem continuamente neste aspecto e tornem mais fácil detectar e resolver problemas. Portanto, a ISO 22000 é entregue não apenas ao departamento de segurança alimentar, mas também a toda a gestão da empresa.
Sobre a auditoria da ISO 22000
As empresas podem escolher a certificação ISO 22000 ou FSSC 22000, sendo que esta última exige que implementem a ISO 22000 e a ISO/TS22002 aplicáveis ao seu setor, além de cumprirem os requisitos adicionais do esquema FSSC 22000.
Portanto, a organização deve encontrar um organismo de certificação credenciado que será responsável por analisar os parâmetros padrão e verificar a certificação.
Para iniciar a certificação, as empresas serão auditadas em duas etapas. Uma auditoria de Nível 1 verifica se o sistema foi planejado e projetado de acordo com os requisitos padrão. A auditoria da segunda fase verifica a implementação do plano analisado na primeira fase. Esta auditoria é realizada no local para verificar a implementação do sistema de gestão de segurança alimentar.
Assim, após a conclusão bem-sucedida de ambas as etapas, a organização recebe um certificado válido por três anos com auditorias de acompanhamento anuais ou semestrais.







Comentários