Indicadores-chave de desempenho (KPIs)
- Paulo Santana
- 7 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
KPI é uma abreviação do termo inglês Key Performance Indicator, que significa indicador chave de desempenho. Os indicadores de desempenho são utilizados para mensurar o desempenho dos processos da empresa e utilizam essas informações para colaborar no alcance das metas.
As métricas, portanto, se concentram em como o trabalho é feito, mede o desempenho e se os objetivos declarados são alcançados. Essa métrica deve ser mensurável usando um índice (normalmente expresso como um número) que descreva total ou parcialmente o andamento do processo.
Essa é uma técnica muito utilizada na gestão por gerentes e líderes, pois permite que eles comuniquem o andamento da empresa a outros funcionários em nível hierárquico.

O que é um bom KPI?
Como a maioria das metas, os KPIs eficazes devem ser específicos e mensuráveis. O objetivo deste recurso é dar à sua equipe uma ideia clara do que deseja alcançar, um cronograma para alcançá-lo e como medi-lo.
· Bons indicadores-chave:
· Ajuda a alcançar objetivos estratégicos
· Oferece suporte ao planejamento de recursos
· Mensurável
· Controlar e monitorar o que pode ser afetado
· Vincule as métricas aos objetivos estratégicos
· Dá aos membros da equipe uma visão clara de como seus projetos contribuem para os objetivos da empresa.

Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?
Entre as categorias existentes, algumas bastante utilizadas são:
1- Indicadores de produtividade
Este KPI representa o esforço de um funcionário x os resultados alcançados. A quantidade que um trabalhador produz e os recursos necessários para atingir essa produção. Indicador de capacidade.
Mostrar capacidade de produção e duração. Por exemplo, o número de peças que uma fábrica pode produzir em um determinado período de tempo.
2- Indicadores de qualidade
Tem a ver com a satisfação do cliente e aceitação do produto ou serviço entregue. Quando um produto ou serviço é entregue dentro de todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pela empresa.
3- Indicadores estratégicos
Mostra a situação da empresa em relação ao plano desenvolvido. Isso permite que você compare resultados, monitore metas e pense em maneiras de melhorar continuamente seus processos.
Comments