top of page

O que é um Web Crawler?

Atualizado: 5 de jun. de 2023



Web crawler, ou bot, é um algoritmo usado para analisar o código de um website em busca de informações, e depois usá-las para gerar insights ou classificar os dados encontrados.


Um exemplo muito clássico de web crawler está nos sites de pesquisa, como Google, Bing e outros.


Pense em como se faz uma pesquisa nesses motores de busca. Para cada expressão pesquisada, aparece uma lista de sites, blogs e vídeos do YouTube.


Mas como esses buscadores encontram cada site e os classificam na ordem específica em que aparecem na sua tela? Por meio de web crawlers.

Os principais são:

  • Googlebot, o crawler do Google;

  • Yahoo! Sluro, do Yahoo!;

  • Msnbot, usado pela Microsoft no buscador Bing;


Mas hoje em dia esse não é o único uso do web crawler. Já existem ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa para analisar o próprio site em busca de ideias e pontos de melhoria.


Criar o próprio web crawler exige conhecimento em programação, mas também há opções pagas e até outras gratuitas, de código aberto.


Alguns que você pode usar são:

  • Oncrawl, um crawler que realiza auditorias de SEO completas no seu site;

  • Dyno Mapper, focado na criação automática de mapas do site;

  • Arachnode.net, sistema de código aberto escrito em linguagem C#;

  • Screaming frog, que tem um pacote de ferramentas de SEO completo para melhorar seu site depois da varredura;

  • Apifier, perfeito para monitorar a concorrência e guiar decisões importantes para o seu próprio site.

Como os Web Crawlers funcionam na prática?


Já ficou claro que os web crawlers analisam sites e coletam informações, mas como eles fazem isso?


Antigamente, era preciso enviar o seu site para mecanismos de busca, como o Google, a fim de que eles encontrassem suas páginas com maior velocidade.


Hoje ainda é possível fazer isso, mas basta conseguir alguns backlinks para o seu site que ele já entrará no radar dos buscadores.


Aliás, isso nos ajuda a entender como os crawlers funcionam: por examinar links.


Esses algoritmos fazem uma varredura pela web. Eles coletam informações de cada linha de código do seu site, página por página, e segue cada link que estiver nela, interno ou externo.


Dessa forma, conseguem mapear todos os sites que possuem links entre si e montar um quadro geral da internet inteira, por assim dizer.


Já no caso de web crawlers particulares, que você pode usar para avaliar seu próprio site ou competidores, acontece o mesmo processo, só que em escala muito menor. Afinal, os crawlers se limitarão aos sites que você quiser pesquisar.


Quer saber mais sobre o "seu jeito" e o que vale a pena mudar? Clica no link para fazer o Teste de Perfil Comportamental Profissional e, descobrir como se comportar da melhor maneira e mais fácil para você. Afinal, a ideia é usar os seus pontos fortes.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page