• Elaine Figueiredo

O que é Data Science?

Você realmente sabe o que é Ciência de Dados (Data Science)? Vamos descobrir neste post.


#datasciense #cienciacomputacao #estatística #matemática #busibessintelligence

Dados são essenciais, essenciais para compreender, para planejar e para tomar decisões. Mas, afinal, como coletar esses dados, interpretá-los de forma correta e saber como aplicar cada informação que eles passam?

Não é uma tarefa simples, e é por isso que a figura do cientista de dados é tão crucial nesse sentido.

Os dados permeiam as áreas de Data Science, Data Analytics e Big Data, mas cada uma delas têm suas especificidades e detalhes direcionados.


Data Science is about solving problems, not models or algorithms...


Arte de resolver problemas... Uhuulll... Adoro problemas...

É uma área interdisciplinar de estudo; Usa dados para várias finalidades de pesquisa e relatórios para obter insights e significado desses dados.

A ciência dos dados requer uma mistura de diferentes habilidades, incluindo estatística, conhecimento de negócio, ciência da computação e muito mais... Obter modelos de Coisas e Modelos Diferentes...

É o estudo disciplinado dos dados e informações inerentes ao negócio e todas as visões de um determinado assunto (Elicite). É uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados.


E quem é o profissional de Ciência de Dados – Que é o Cientista de Dados/Data Scientist?


Profissional multidisciplinar, responsável por realizar todo o processo da ciência de Dados. Ou seja, é o responsável por transformar dados em informações ou produtos de informações dentro de uma corporação. Além disso, também deve ser responsável pela formulação dos problemas, escolha de modelos de simulação e estatística e entrega dos produtos de dados.


"Dados, o bem essencial do século, compreendê-lo e manipulá-lo é o grande diferencial".

Data Science não é apenas um conceito sintético


Data Science não é apenas um conceito sintético para unificar estatística, análise de dados e seus métodos relacionados, mas também compreende seus resultados.

Data Science pretende analisar e entender fenômenos atuais com “dados”, ou seja, o objetivo da ciência de dados é revelar as características ou a estrutura oculta de fenômenos naturais, humanos e sociais complicados com dados de um ponto de vista diferente da teoria e método estabelecidos ou tradicionais. Este ponto de vista implica formas de pensar multidimensionais, dinâmicas e flexíveis.

Data Science consiste em três fases essenciais que vamos destrinchar em sete (7) etapas em nossa série web, as fases essenciais são: design para dados, coleta de dados e análise de dados.


Gostou? Comente e diga você conhece data Science? Tem curiosidade em saber mais? Nos escreva!


Adaptado de C. Hayashi; K. Yajima; H. H. Bock; N. Ohsumi; Y. Tanaka; Y. Baba (1998).

Hayashi, C. (1998). What is Data Science ? Fundamental Concepts and a Heuristic Example. In: Hayashi, C., Yajima, K., Bock, HH., Ohsumi, N., Tanaka, Y., Baba, Y. (eds) Data Science, Classification, and Related Methods. Studies in Classification, Data Analysis, and Knowledge Organization. Springer, Tokyo. https://doi.org/10.1007/978-4-431-65950-1_3


Quer saber mais? Conheça nossos treinamentos? Veja nossa WEBSERIE no Instagram, todas as terças as 18h - de 28/mar/22 a 19/jul/22.

No entanto, primeiro conheça seu perfil comportamental Clica no link e explore seus pontos fortes em quaisquer áreas que queira atuar.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo